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Automação de Marketing: Entenda porque você deve investir nessa estratégia

Você já pensou em um sistema trabalhando 24 horas a favor do seu negócio, obedecendo exatamente as regras que você mesmo definiu? E o melhor: sem a possibilidade de erros? Parece sonho, não é mesmo? Mas, não é.

A automação de marketing é como se você tivesse um robô trabalhando para você, prospectando clientes e lhe oferecendo dados dos prospectos bastante preparados para que o seu time de vendas tenha menos trabalho e perca menos tempo na hora da conversão de uma venda.

Deixamos claro desde o início que esses robôs não tomam decisões. Eles devem receber ordens baseadas nas situações que eles identificam. Por isso, a automação funciona sim muito bem, entretanto deve haver um ser humano para definir a estratégia, as ações e as regras de envios para que o sistema apenas execute de forma automática.

POR QUE INVESTIR EM AUTOMAÇÃO DE MARKETING?

A automação de marketing tem duas principais vantagens.

  • Ajuda a construir uma boa base de leads, caso a empresa ainda não tenha a base desenvolvida.
  • Aumentar as vendas e a receita, caso a empresa já tenha uma boa base de leads. Esse aumento acontece, pois a automação ajuda a levar os clientes em potencial do início até o final do funil de vendas, até atingir a maturidade para converter em uma venda.

EDUCA OS LEADS A UM CUSTO BAIXO

Não é incomum nos depararmos com leads que não estão preparados para comprar o seu produto ou serviço no momento. Porém a automação de marketing irá fazer disparos inteligentes e no momento certo para que a sua marca consiga ir conquistando um relacionamento com o lead e educando-o aos poucos para que ele passe para a próxima etapa do funil.

Por exemplo: vamos supor que você é um médico e que um lead baixou o seu e-book sobre “Sintomas de um ataque cardíaco”. Dois dias depois, você pode definir como regra que todos que baixaram esse e-book, irão receber outro e-mail sobre “Índices de morte por ataque cardíaco no Brasil”.

E assim você vai definindo os envios e a régua de relacionamento com esse prospecto, com assuntos cada vez mais aprofundados até que ele esteja educado suficientemente para marcar uma consulta com você, que é médico e possui um consultório na mesma cidade que seu prospecto.

EFICIÊNCIA NO FUNIL DE VENDAS

O sistema de automação de marketing identifica através de relatórios quais são as partes do funil que tem mais ou menos prospectos. Dessa forma seu time de marketing consegue planejar ações de conteúdo e também modificar, se necessário, as regras de envios para direcionar o conteúdo adequado para cada etapa.

PERSONAS DIFERENTES, TRATAMENTOS DIFERENTES

A automação de marketing consegue, através das decisões que a persona toma, identificar qual é o melhor caminho e os conteúdos mais relevantes para aquela persona em questão.

Trazendo o mesmo exemplo do médico: se a persona normalmente acessa conteúdos sobre doenças femininas, a automação pode sugerir mais conteúdo do mundo da mulher para aquela persona. E vice-e-versa.

Se você quer iniciar a implementação de um sistema de automação de marketing no seu negócio e não sabe por onde começar, nós podemos lhe ajudar! Entre em contato pelo e-mail, WhatsApp ou telefone, tire suas dúvidas e vamos conversar sobre o seu negócio!