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Como A Criação De Um Persona Pode Ajudar No Direcionamento Das Ações De Marketing?

A forma como você fala com uma criança é a mesma que você fala com um adulto? É bem provável que não. Quando o assunto é marketing, saber com quem estamos falando é um dos pontos mais importantes antes mesmo de planejar a criação de qualquer conteúdo.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, preparamos esse conteúdo para lhe mostrar a importância do estudo do seu público-alvo e a criação das personas com quem a sua marca tem interesse em se comunicar.

O que é uma persona

Sabe a criança quando cria um amigo imaginário que na cabeça dela é o amigo perfeito? Trazendo essa relação para as personas no marketing, podemos dizer que a persona é a representação fictícia (e por que não imaginária) do seu cliente ideal para o seu negócio.

Para a sua criação, baseia-se em dados reais que envolvem o tipo de comportamento, histórias pessoais, motivações, desafios, preocupações e características demográficas.

Público-alvo x persona

Enquanto o público-alvo tem características mais amplas de possíveis pessoas que tenham interesse no seu produto ou serviço, a persona é a humanização de um cliente ideal, com características específicas.

Vamos a um exemplo bem prático, vamos supor que você é um profissional da área de nutrição. Quem é seu público-alvo e quem é a sua persona?

Público-alvo: homens e mulheres, com idades entre 22 e 32 anos, graduados no terceiro grau, com renda mensal de no máximo R$ 4.000. Eles se preocupam em adquirir hábitos saudáveis que previnam ter doenças no futuro.

Persona: José, 22 anos, é graduado em tecnologia da informação e sente que fica muito tempo sentado no seu trabalho. Ele quer prevenir doenças durante a vida, mas não tem conhecimento sobre o que é uma alimentação balanceada, apenas pratica exercícios regularmente.

Consegue notar a diferença? A sua persona já indica que você pode trazer o assunto sobre a alimentação saudável, balanceada e equilibrada. Ou abordar até como uma alimentação saudável é essencial na prevenção de doenças.

Por que criar uma persona?

Ao criar uma persona do seu cliente ideal, você facilitará a criação de conteúdo e aumentará as chances de alcançar os seus objetivos de marketing.

Quando você cria personas para o seu negócio, você:

– Tem mais facilidade de determinar quais os conteúdos você deve abordar para chamar a atenção daquela persona para lhe ouvir;

– Consegue definir que tipo de estilo de linguagem você deve usar nesse conteúdo;

– Tem capacidade de entender como o seu produto ou serviço pode ajudar dores e problemas daquela persona;

– Consegue criar estratégias focadas para aquele público, direcionando e engajando de forma certeira.

Como criar uma persona?

Agora que você já sabe da importância de criar personas para o seu negócio, vamos já colocar isso em prática? Para lhe ajudar, criamos um questionário para você levar em consideração na hora da criação da persona

– Quais são as características físicas e psicológicas de quem compra o seu produto ou serviço?

– Onde a sua persona vive? Cidade, bairro, estado, país.

– Qual é o nível de instrução do seu cliente ideal? – Supomos que você seja uma escola que vende cursos de MBA no exterior. A sua persona não pode ter apenas o segundo grau completo e não falar inglês, não concorda? Por isso, o nível de instrução tem grande importância para você saber com quem quer fala.

– Quais são os canais que o seu cliente usa para consumir informações sobre a sua área de atuação?

– Quais os objetivos, as dificuldades na vida pessoal e profissional e os desafios que a persona enfrenta?

– Quem influencia a decisão de compra da sua persona?

– Como o seu produto ou serviço se encaixa nos interesses dessa persona?

Se você está com dificuldades de criar a sua persona ou até mesmo de iniciar a sua estratégia de marketing digital par ao seu negócio, entre em contato conosco via WhatsApp ou e-mail, solicite uma reunião e vamos conversar sobre o seu negócio.