16
mar

Como utilizar atualidades a favor do meu negócio nas redes sociais?

Nas redes sociais, sempre há um tema do momento. Seja um grande acontecimento ou mesmo uma piada que se espalhou e virou assunto em todo o mundo.

Fazer uso de atualidades e relacioná-las ao seu negócio pode ajudar a atrair atenção e interação, impulsionando sua marca.

Quer saber um pouco mais sobre como fazer isso? Listamos abaixo, alguns pontos que podem te ajudar a usar assuntos do momento a favor do seu negócio nas redes sociais.

Como identificar os temas do momento

As redes sociais são pautadas pelo presente. Sempre haverá um ou mais assuntos que terão maior destaque em determinado momento, seja ele previsível ou não.

Em época de grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo ou Olimpíada, por exemplo, as redes sociais são inundadas por esses temas. Como as datas desses eventos já são conhecidas previamente, é possível prever que ganharão destaque naquele momento.

O mesmo acontece com Páscoa, Natal, outubro rosa, novembro azul e outras datas anuais, definidas previamente.

Há ainda, assuntos que surgem de forma inesperada e ganham repercussão. Você deve se lembrar de uma imagem de um vestido, que há alguns anos, fazia as pessoas debaterem se viam as cores branca e dourada ou azul e preta na roupa.

O assunto ganhou proporções globais e tornou-se o mais comentado do mundo durante dias.

Para conseguir identificar esses fenômenos é importante estar em contato frequente com as redes sociais e os principais acontecimentos do mundo.

Há ainda, ferramentas que ajudam nesse processo, como o Google Trendings e os trending topics do Twitter, que disponibilizam dados sobre os assuntos mais comentados em determinado momento e lugar.

Como utilizar as atualidades

Os temas do momento já possuem uma predisposição para atrair a atenção e envolvimento dos usuários das redes sociais. Com isso, há diferentes maneiras de explorar as atualidades. O principal ponto consiste na forma de relacionar o tema com o seu negócio.

Isso pode ser feito através de chamadas, brincadeiras e promoções, usando um tema do momento como gancho para anunciar determinado produto ou expor a marca do seu negócio.

Um exemplo de promoção frequentemente realizada durante eventos esportivos, consiste em perguntar, nas redes sociais, qual será o placar de determinado jogo, oferecendo brindes ou participações em sorteios para quem acertar.

Há também, formas de destacar uma relação entre um tema atual e produtos que sua empresa oferece, utilizando montagens, jogos de palavras e brincadeiras para atrair a atenção do público.

Nem todos os assuntos rendem boas ideias

Determinados assuntos do momento exigem um cuidado especial, para a abordagem não extrapolar limites. Não são recomendáveis brincadeiras relacionadas a assuntos que pedem mais seriedade ou que podem ofender, degradar ou prejudicar determinada pessoa ou instituição.

Nesses casos, é importante ponderar sobre as consequências das abordagens. Caso contrário, a utilização desses temas pode significar um prejuízo relacionado a visão das pessoas sobre a sua marca.

É preciso ficar atento também, a casos em que figuras, vídeos ou imagens sobre determinado tema possuem direitos autorais e de imagem, forçando a criação de alternativas para não esbarrar em questões legais.