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Conheça as principais estratégias utilizadas no marketing médico

O marketing digital é uma das principais ferramentas utilizadas por médicos, dentistas e outros profissionais que querem evoluir no mercado. Isso porque através de seu posicionamento nas mídias sociais, é possível ter uma relação mais próxima e direta com o público. Confira como isso funciona na prática através de 3 estratégias utilizadas no marketing médico!

1. Invista em marketing de conteúdo

O marketing médico se diferencia um pouco dos demais segmentos, isso porque quando o assunto é saúde, geralmente o público pesquisa mais profundamente cada clínica ou profissional antes de se tornar um paciente. E atualmente, a principal fonte para a realização de pesquisas é a internet.

Por isso, é importante investir no chamado Marketing de Conteúdo. A estratégia nada mais é que a postagem, de tempos em tempos, de conteúdos relevantes para o público. Eles podem vir em forma de textos, podcasts, vídeos, entre outros. Vale lembrar que esse tipo de publicação é recomendado, inclusive, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A ideia dessa estratégia é mostrar para o público que você detém informações realmente úteis e que podem ajudá-lo em seu dia a dia. Assim, seus seguidores tem mais confiança em seu trabalho e, gradualmente, você vai se tornando uma referência na área.

2. Aposte no Instagram!

Atualmente, o Instagram conta com cerca de 57 milhões de usuários só no Brasil e o número cresce a cada dia. Além disso, a rede social é tida como a favorita da grande maioria dos usuários, ou seja, é o método perfeito para você divulgar seu trabalho.

Por mais que seguidores não sejam necessariamente pacientes, a plataforma conta com diversas ferramentas que permitem a interação dos usuários. Assim, eles podem compartilhar suas postagens, enviar dúvidas, sugerir temas de publicações e, enfim, ficar mais próximo da sua marca.

Para isso, é importante contar com uma conta comercial na plataforma. Afinal, a modalidade mostra informações importantes sobre o perfil de seus seguidores e seu comportamento na plataforma. Assim, fornece um feedback bastante útil para a criação de novas estratégias atrativas.

3. Siga as normas do CFM

As redes sociais também podem ser fontes ricas em propagandas enganosas e promessas mirabolantes, principalmente na área do marketing médico. Por isso, o Conselho Federal de Medicina dispõe de uma série de critérios a serem seguidos pelos profissionais no meio digital. Entre as mais importantes, podemos destacar:

  • Seus dados profissionais (nome completo, endereço, telefone, RQE e CRM) devem ser divulgados no perfil;
  • Somente duas áreas de atuação podem ser divulgadas, por mais que o profissional atue também em outras;
  • A utilização de fotos no estilo “Antes e depois” é terminantemente proibida;
  • Não é permitida a divulgação de valores, promoções, formas de pagamento e afins.

Caso não siga os critérios do Conselho, o médico pode responder judicial e criminalmentena Justiça por seus atos. Além disso, a repercussão pode ser bastante negativa para o nome do profissional ou clínica, deixando todo o trabalho do marketing ir por água abaixo.

De uma forma geral, o CFM recomenda que as redes sejam utilizadas de maneira educativa, ao invés de autopromocional. Por isso, a importância de investir em conteúdo de qualidade, conforme citamos no primeiro tópico.

Se você é médico ou trabalha na área da saúde e quer bombar seu perfil nas redes sociais para atrair mais pacientes, conte com ajuda profissional. Entre já em contato conosco para juntos, encontrarmos as melhores estratégias do marketing médico para valorizar seu trabalho no universo digital!