07
out

Dicas Para Melhorar A Experiência Do Usuário No Seu Site

Nos dias atuais não há como se preocupar apenas com a quantidade de visitas no seu site. É preciso ir além, conhecendo ferramentas, estratégias e métodos que aumentam a forma como o visitante se relaciona com a plataforma que você dispõe. Dessa forma, conhecer a maneira de melhorar a experiência do usuário no seu site é indispensável.

Isso porque é através da User Experience (UX), ou experiência do usuário, que você poderá aumentar o tempo de permanência, a acessibilidade e usabilidade de páginas, além de dar autonomia para a navegação do visitante. Pensando nisso que trazemos as 5 dicas para melhorar a experiência do usuário no seu site – aplicando-as agora mesmo.

1. Velocidade do site

A primeira dica é um erro que muitos proprietários de site cometem: a velocidade das páginas. Quanto mais lenta e difícil de carregar, menos os usuários se manterão na sua plataforma e a porcentagem de rejeição aumenta.

A empresa Radware já demonstrou isso em um estudo: a taxa de abandono chega até 87% quando o site demora apenas dois segundos para responder. Por isso, invista em um bom servidor e serviços que mantenham seu site com um carregamento rápido e eficaz.

2. Layout e design intuitivos

Para que o usuário tenha uma ótima experiência é preciso de um layout e design intuitivos. Em outras palavras, necessita-se que suas páginas sejam de fácil leitura, onde o visitante saiba onde clicar e que prenda a atenção.

Esqueça muitos elementos nas páginas: manter um ‘espaço em branco’ ajuda na navegação. Cores, formatação e padronização de botões, além de páginas consistentes, permitem que a pessoa navegue por todo o site.

3. Excelência no responsivo e mobile

A maior parte dos acessos no Brasil é feito exclusivamente pelo celular. Assim, deve-se possuir um site móvel que seja responsivo (ou seja, se adeque a tela dos diversos dispositivos) e pensado diretamente para mobile.

A dica é identificar como está o seu site ao abrir pelo celular e computador: em ambos os casos é preciso de uma navegação amigável, mas a grande parte dos problemas é quando não há uma opção mobile do seu site. Adotar isso é significativo na experiência do usuário.

4. Atenção a elementos visuais e gráficos

Outra dica essencial é em relação aos elementos das suas páginas: faça títulos chamativos e que prenda a atenção do leitor; imagens e/ou vídeos que instiguem a pessoa parar e se relacionar com o conteúdo, sempre priorizando qualidade e resolução.

Também, dê atenção aos call-to-actions (CTA), ou chamadas para ações, que buscam fazer o usuário se inscrever, clicar ou ir para outra página. Todos esses elementos, trabalhados de forma singular e com qualidade, aumentam a permanência dos usuários nos sites.

5. Teste sempre que possível

Nossa última dica: não tenha medo de testar. O público do seu site pode mudar ou ficar atraído por novos elementos que você traz. Mudar e entender o comportamento deles, através de ferramentas como o Google Analytics, é a direção do sucesso digital.

Reposicione os botões, experimente novas fontes, abra seções, diminua o menu ou crie uma opção suspensa: tudo fará a diferença e permite achar o melhor caminho. Em pouco tempo é possível encontrar o que dá certo – e eliminar o que afasta o visitante.

Conhecendo as 5 dicas para melhorar a experiência do usuário no seu site, entre em contato conosco pelo nosso e-mail [email protected] ou através WhatsApp (21) 99581-0265 para solicitar um orçamento ou marcar uma reunião, tirando suas dúvidas sobre esses e outros processos do marketing digital.