27
maio

E-Mail Marketing: Como os médicos podem utilizar essa estratégia?

Em alguns segmentos, existem normas específicas que limitam as possibilidades de divulgação. A medicina é um deles: o Conselho Federal de Medicina veda, por exemplo, abordagens em tom comercial, a promessa de determinados resultados e outras posturas. Por isso, os médicos precisam encontrar alternativas que estejam dentro da legalidade e que funcionem para atrair os pacientes. Uma delas é o e-mail marketing.

Mesmo em tempos de redes sociais, o e-mail continua tendo uma taxa de abertura e retorno bem consideráveis, além de ser uma ferramenta de baixo investimento. Abaixo separamos algumas orientações para médicos utilizarem essa estratégia com sucesso.

Newsletter

O envio de newsletters periódicas é uma das maneiras mais tradicionais e funcionais de utilizar o e-mail marketing. Funciona basicamente assim: quando um internauta entra em seu site, ele precisa encontrar em algum lugar bem visível a opção para se inscrever na newsletter deixando o e-mail.

Depois disso, essas pessoas vão receber, dentro de uma periodicidade pré-definida, conteúdos relevantes sobre o seu nicho. Por exemplo: se você é dermatologista, pode produzir materiais alertando para os sinais do câncer de pele, explicando sobre como funciona o processo de envelhecimento da pele, como escolher o melhor protetor solar e outros. O importante é ter em mente que quem assina a newsletter de um dermatologista está interessado em ler sobre esse universo.

Uma boa dica para potencializar a efetividade da newsletter é segmentar o seu banco de dados de acordo com critérios que sejam relevantes. Retomando o exemplo da dermatologia, gênero e faixa-etária são características importantes. Assim, o internauta recebe newsletters que sejam mais condizentes com a sua realidade.

Lembrete

O e-mail marketing também é uma estratégia útil para reduzir os índices de atrasos e ausências nas consultas, especialmente considerando que esses problemas comprometem toda a dinâmica do consultório.

Você pode programar disparo de e-mail para 24 horas antes do horário que o paciente marcou a consulta, como um lembrete. Nesse caso, vale a pena colocar um pedido para que o e-mail seja respondido, assim, caso ele não possa comparecer, ainda há tempo hábil para encaixar outro paciente.

O mais interessante é que, dependendo da plataforma, esse comando pode ser automatizado, trazendo mais praticidade para a tarefa.

Outra ideia é usar o e-mail marketing para entrar em contato com pacientes que estão há bastante tempo sem ir ao consultório ou que perderam duas ou mais consultas, para tentar levantar as possíveis causas dessa ausência.

Mensagens personalizadas

É muito importante que os médicos estabeleçam uma relação de confiança com seus pacientes e isso exige um tratamento especial. O e-mail é uma ótima plataforma para o envio de mensagens de aniversário, Dia das Mães e outras datas comemorativas. Basta manter um banco de dados atualizado e bem completo para conseguir criar essas campanhas. Certamente o vínculo será fortalecido.

A melhor atitude que os médicos podem tomar em relação ao marketing do seu consultório é colocá-lo nas mãos de profissionais que saberão direcionar todas as ações com precisão cirúrgica! Entre em contato conosco para agendar uma reunião e saber mais sobre como funciona o nosso trabalho.