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jun

Google Ads: entenda como funciona e como utilizar na sua empresa

A presença online de uma empresa se tornou algo essencial para alavancar os negócios. A possibilidade de alcançar o público certo, em maior quantidade e com maior rapidez, tem feito com que o investimento em marketing digital aumente consideravelmente.

Em 2000, o Google, maior empresa de internet e pesquisa do mundo, lançou o Google Adwords (hoje chamado de Google Ads). Tal ferramenta veio auxiliar as empresas com atuação online a propagarem seus serviços e produtos através de anúncios.

Tais anúncios são espalhados pela plataforma em diferentes locais, seja na própria página de busca, em sites parceiros, YouTube, aplicativos, entre outras formas. Resumindo, o Google Ads é uma ferramenta de marketing digital que deixa o link da sua empresa em exibição em certos canais do Google. Para isso, ele leva em conta fatores como assunto abordado, público que visualiza e acordos firmados pela empresa que passa a investir na plataforma.

Ao chegar no público-alvo da empresa mais rapidamente, o número de visitas em seu site aumenta, já que é possível acessá-lo diretamente pelo anúncio, aumentando assim o número de conversões, seja em vendas, cadastros, entre outras.

Como a plataforma funciona?

Para quem faz uma busca no navegador do Google, adicionando um termo, é oferecida uma combinação de resultados orgânicos e os anúncios pagos (que estão posicionados em primeiro lugar na página, geralmente as três primeiras posições). Também chamados de links patrocinados, estes também podem aparecer no canto direito da busca.

As empresas que aparecem nesses locais são as que estão cadastradas na plataforma, com uma conta que seja válida, saldos suficientes, palavras que sejam iguais ou similares a aquelas digitadas no Google, além de várias outras condições que são analisadas pela plataforma para posicionar sua página (como palavras-chave, conteúdo, estrutura, etc.).

Assim, para posicionar cada empresa de acordo com a busca, o Google faz uma espécie de leilão instantâneo para decidir qual a posição dos anúncios. O critério usado é o preço oferecido por cada um dos anunciantes e a qualidade do mesmo. A empresa só paga tal preço cada vez que um de seus anúncios é clicado.

Podemos perceber que, mesmo estando cadastrado e disposto a pagar pelo serviço, é preciso que um trabalho anterior de marketing digital seja efetivo para que a plataforma selecione o seu anúncio como prioritário.

É preciso que a campanha de marketing digital estude e analise a estrutura dos anúncios, as palavras-chave, o público-alvo, o conteúdo dos anúncios, além de medir o que traz mais tráfego e conversões. Veja a seguir algumas dicas bastante úteis para aplicar o Ads na sua empresa:

Defina o objetivo da empresa

É preciso estimular metas de contatos ou de vendas para a sua campanha. Ou seja, quem você quer atingir e o que quer estimular que seja feito. Prefira focar em um público ou região mais segmentado no início, a fim de garantir resultados.

Atente-se às palavras-chave

O próprio Ads tem uma função para planejar as suas palavras-chave. Nesse campo, insira os termos de busca que a sua empresa considera serem os mais utilizados pelos clientes em potencial para encontrar seus serviços e produtos. Para isso, estude bem o comportamento do seu público-alvo e da sua concorrência.

CTA

Todo anúncio deve conter um Call-to-Action (CTA) para levar o usuário à alguma ação, como ligar, acessar site de compras, conferir promoções, fazer cotações, inscrições, entre outras.

Conteúdo

Procure criar pelo menos três tipos de anúncios, focados em conteúdos de convencimento diferentes. Exemplo: com diferenciais de um produto específico, benefícios dados pela empresa e outro com foco na necessidade do cliente e resolução por meio do seu produto.

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