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set

Google Trends: Saiba O Que É E Como Inserir Nas Suas Estratégias!

O Google é um dos nossos melhores amigos, não é mesmo? Ele chegou com ferramentas maravilhosas que facilitam muito o dia-a-dia de muitas pessoas e empresas. Hoje, vamos abordar sobre o Google Trends, que foi criado em 2006, é totalmente gratuito e vem ajudando a criar estratégias de marketing digital baseadas nas tendências de mercado e de consumo.

O que é Google Trends

Trends em inglês significa “tendência”. Essa ferramenta criada pelo Google permite que o usuário pesquise pelo volume de buscas de algum termo ou palavra-chave em um determinado período de tempo.

Vamos lhe dar um exemplo: supomos que você queira saber como andam as pesquisas de pessoas no Google que buscam conteúdo sobre “kombucha”, que é uma bebida probiótica feita a partir da fermentação de chá adoçado.

Usando o Google Trends, você tem acesso a um gráfico representando o período de tempo e o volume de buscas. A ferramenta é bem flexível e você pode fazer buscas utilizando critérios como: país das buscas, período de tempo – que pode inclusive ser nas últimas horas, tipo de busca (se foi por imagens, vídeos, notícias), etc.

Por que usar o Google Trends?

Você não sabe muito bem como usar essa ferramenta para ajudar a planejar as suas estratégias de marketing digital?

Veja alguns dos motivos pelos quais você deve fazer do Google Trends o seu melhor amigo:

– Ideias para criação de conteúdo: procure no Google Trends uma palavra-chave que seja bastante utilizada pelo seu nicho de mercado. Veja quais são os tipos de buscas, qual o volume e as variações de pesquisas que foram feitas utilizando esse termo.

Isso faz com que você encontre ideias para criar novos conteúdos que estejam relacionados ao produto ou serviço que você atende ou como a sua marca pode ajudar este público a encontrar as respostas que eles procuram na internet.

– Saia na frente nas tendências – seja sempre um dos primeiros a abordar assuntos que são tendências ou novidades no seu mercado. Acompanhe esses termos e, se o volume de busca está apresentando aumento, é a hora certa de você abordar essa tendência e encontrar os usuários através das buscas deles.

– Compare termos parecidos – você quer planejar uma ação de marketing, mas não sabe qual sinônimo usar? Termos como bolacha ou biscoito, por exemplo, podem ter diferentes volumes de pesquisas dependendo da região do país. Veja onde a sua ação de marketing será implementada e use o Google Trends para fazer uma comparação de buscas dos diferentes termos.

Termos mais pesquisados a cada ano

Outra opção bem bacana que o Google nos proporciona é a análise de todos os termos mais pesquisados em cada ano.

Vamos a alguns exemplos em 2018:

As principais buscas: Copa do Mundo, Big Brother Brasil, Eleições 2018, Jair Bolsonaro e Horário de Brasília.

Os principais “como fazer”: Como fazer slime? Como fazer figurinhas no WhatsApp? Como fazer gasolina? Como fazer crepioca? Como fazer perguntas no Instagram?

Para ter acesso a todas as tendências de busca em 2018 no Brasil, veja o relatório completo.

Se você está procurando uma equipe de profissionais para ajudar a sua empresa nas estratégias e na execução do planejamento de marketing digital, nós podemos lhe ajudar! Entre em contato conosco através do e-mail ou WhatsApp e vamos juntos analisar sobre o seu negócio!