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Influencers: quais áreas podem utilizar essa estratégia?

Você não precisará ler o texto até o fim para achar a resposta. Já iremos te dar aqui, no primeiro parágrafo: qualquer área pode utilizar influencers na sua estratégia.

O segredo que vamos te contar aqui e, é por isso que você deve continuar lendo este artigo, mesmo já encontrando a resposta que você busca, é que a forma como você utiliza os influencers na sua estratégia é que será decisiva para o sucesso da sua campanha. E hoje, vamos abordar os tipos de influencers e como planejar essa estratégia da forma correta.

Objetivo da ação

Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho servirá. Para o marketing, toda e qualquer ação precisa ter um objetivo. Com o marketing de influenciadores, não é diferente. Veja quais são os objetivos mais comuns utilizados para esse tipo de campanha.

• Fortalecimento da marca;

• Aumento de vendas de um produto específico;

• Lançamento de um novo produto no mercado;

• Fortalecimento a presença digital da sua marca;

• Gerar leads qualificados para o time comercial.

Quem será o influencer dessa campanha?

A primeira coisa que você deve responder é: Quem os seus clientes ouvem antes de tomar a decisão para comprar o tipo de produto que você vende? Ou, em quem seus clientes se espelham para comprar o produto ou contratar o serviço que o seu negócio oferece?

A grande sacada dessa história é que um influencer não precisa ser nacionalmente famoso. A internet desenvolveu muitos influencers de diversas áreas que podem te ajudar na sua campanha.

Quando o seu negócio é local, como consultório médico, restaurantes, lojas físicas e sem e-commerce, você deve focar em influencers locais que têm grande engajamento e alcance na sua cidade ou região.

Um ponto a destacar aqui, é não se apegar ao número de seguidores, mas sim na porcentagem de engajamento que essa pessoa tem. Ter 100 mil seguidores e 1% de engajamento é pouco alcance, se você comparar com quem tem 50 mil seguidores e 10% de engajamento. O primeiro influencer tem apenas mil pessoas que dão atenção ao que ele diz. Já o segundo, possui 5 mil. Consegue ver a diferença? Foque em maiores engajamentos e não maior número de seguidores.

Quais são os tipos de influencers

Há diferentes tipos, e normalmente é o orçamento disponível que define qual tipo que a campanha vai trabalhar. Conheça:

• Celebridade: É aquela pessoa famosa nacionalmente, que não tem relação com o seu negócio em si, mas ela é ouvida e muitas pessoas que a seguem confiam nas dicas e indicações que ela dá. Esse tipo de influencer tem um valor de investimento alto.

• Fit Celebridade: É aquela combinação perfeita de ser famoso e ainda ter grande influência no mercado onde o seu negócio atua.

• Autoridade: Normalmente, esse tipo não é famoso nacionalmente, mas é bastante influente na área em que atua e os seguidores dão bastante importância para o que ele diz.

• Ecossistema: Essa estratégia utiliza vários influenciadores de um assunto específico. Isso dá início a conversas sobre o assunto e a sua campanha ganha repercussão entre o público-alvo que você quer alcançar.

Se você quer aplicar essa estratégia no seu negócio e busca ajuda de uma agência profissional para conduzir essa campanha, nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o seu negócio. Você pode nos contatar através do nosso e-mail ou WhatsApp.