20
maio

Mensuração de Resultados: Porque ele é importante nas Redes Sociais?

Pode-se afirmar, sem medo de errar, que dificilmente alguma empresa sobrevive no mundo moderno sem marcar presença nas redes sociais. Além disso, os brasileiros são usuários extremamente assíduos da internet, o que justifica o investimento no chamado marketing digital. No entanto, o sucesso das campanhas depende de uma mensuração de resultados bem trabalhada.

A análise dos dados gerados pelo marketing é fundamental para que você saiba se os objetivos traçados estão sendo alcançados. Quer saber como isso acontece na prática? Continue com a gente na sequência!

Por que é primordial mensurar as métricas das redes sociais?

Ao iniciar uma ação de marketing digital, você passa a monitorar uma série de resultados advindos dela. As informações chegam até você via relatórios bem organizados e detalhados.

A partir daí, o que resta é saber interpretar os dados. Esse poder de análise é necessário para descobrir quais são as ações mais satisfatórias para cada tipo de negócio.

As métricas também revelam qual é o perfil das pessoas que compõem o público-alvo determinado pela empresa. Essa base de conhecimento é essencial para que as campanhas se adequem às ações estratégicas de cada organização.

Em outras palavras, as métricas facilitam a criação de campanhas variadas para os diferentes tipos de clientes. Mas, quais são as métricas utilizadas no gerenciamento das redes sociais? É isso o que nós abordaremos a seguir.

Como mensurar os resultados gerados via Facebook e Twitter?

A utilização de uma rede social será bem-sucedida (ou não) de acordo com determinados índices de desempenho. Normalmente, esses indicadores oscilam um pouco entre uma rede e outra.

Além disso, cada rede social pode apresentar certa peculiaridade. Um bom exemplo é o Facebook. Já faz algum tempo que o alcance de uma publicação depende do engajamento o público.

Isso significa que a ampliação da divulgação é diretamente proporcional à quantidade de reações das pessoas à postagem. Então, quanto maior for o número de usuários interagindo naquele post, mais gente entrará em contato com ele.

O volume de curtidas e compartilhamentos ajuda na descoberta de quais são as melhores faixas de horários para publicar aquele conteúdo especial. Os gráficos auxiliam a avaliação do impacto causado por todas as postagens.

No Twitter, você pode obter dados relevantes por meio do Twitter Analytics. Assim, a rede informa quantas vezes uma mensagem foi retweetada, além das menções vinculadas a cada uma delas.

Importância da mensuração de resultados do YouTube?

Os vídeos são um dos melhores canais de comunicação com as pessoas, principalmente se eles forem criativos. A grande questão que se coloca é a respeito do efeito positivo dessas intervenções.

Um dos aspectos mais relevantes a serem mensurados em um vídeo do YouTube é a reação (positiva ou negativa) do usuário. Some-se a isso a quantidade de visualizações e, mais do que isso, o tempo de cada uma delas.

Essa foi apenas uma apresentação básica a respeito da importância da mensuração de resultados de redes sociais. Além das métricas exibidas, existem muitas outras a serem consideradas.

Se você não sabe nem por onde começar, acesse o nosso site e entre em contato conosco! Nós estamos disponíveis no WhatsApp, e-mail e telefone.