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O Que É Branding E Por Que Utilizar Esse Conceito No Meu Negócio?

Provavelmente você conhece ou se relaciona com uma marca que, ao lembrar dela, vai além do produto comercializado, tendo uma experiência memorial e sensorial. Esse é o branding e entender por que utilizar esse conceito no seu negócio faz com que mais pessoas experimentem e se envolvam com a sua marca dessa mesma forma.

Há uma série de características que envolvem essa ferramenta de divulgação do seu negócio. Elas vão bem além de questões como publicidade ou marketing da marca, tornando-a uma referência no seu segmento de atuação. Entenda, abaixo, o que é branding e porque utilizar esse conceito no seu negócio.

O que é branding?

Podemos definir que o conjunto de estratégias e ações tomadas por sua marca para ser única e despertar as sensações dos seus clientes, sejam convencionais ou potenciais, é a definição de branding. Efetivamente, esse conceito abarca uma série de características que, atuando conjuntamente, possibilitam sua existência:

– Logotipo, com as cores e fontes próprias do seu negócio;

– Valores da empresa, ou seja, como ela se posiciona em relação a determinados assuntos da opinião pública (ex: sustentabilidade);

Jingles e slogans que sejam referência da sua marca;

– Campanhas voltadas a determinada situação, época do ano ou dentro do próprio mercado de atuação;

– Estratégias de comunicação, integrando segmentos como o próprio marketing e a publicidade, buscando fortalecer a relação entre consumidor/marca.

Em linhas gerais, o branding é a forma de trazer a marca para o imaginário do cliente, e não o produto. Dois exemplos claros desse conceito: pense em um refrigerante. A grande maioria irá lembrar da Coca-Cola, visto que seu branding tem forte apelo nas cores, logo e campanhas. O mesmo vale para a Nike, que tem mais em sua marca que nos artigos esportivos, o seu conceito em todo mundo.

Branding: por que utilizar esse conceito no meu negócio?

Há um motivo claro para utilizar o branding no seu negócio: é um diferencial competitivo, onde você se desloca da concorrência e passa a abraçar um nicho quase inexplorado. E, não há nenhum exagero nesse sentido: poucas empresas, principalmente de pequeno e médio portes, têm uma gestão de branding integrada ao seu negócio.

Além disso, as pessoas querem se relacionar com a sua marca – e, no mundo moderno, com as redes sociais e alta conectividade, a empresa precisa se posicionar em relação a questões amplamente debatidas pelo público. Tudo isso possibilita que o cliente se aproxime da sua ideia, da própria marca e, assim, não apenas compre, como ‘lute’ pelos seus ideais.

Crie o seu branding

Definir uma estratégia voltada a esse conceito é mais simples do que possa parecer. Necessita-se, para criar um branding, entender como a marca se posiciona, qual o tom adotado ao falar com o público, que meios são utilizados para isso, qual a cultura que os colaboradores podem levar para fora, entre outras performances.

Com ajuda especializada de agências e profissionais da área comunicacional, torna-se orgânico e fácil construir um branding que atenda a todos os requisitos. Diferente de outras ferramentas de gestão da marca, o branding é fácil de ser mensurado, pois o feedback do cliente é direto em relação às formas que a marca se posiciona.

Conhecendo o que é branding e porque utilizar esse conceito no seu negócio, entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar, solicitando um orçamento e marcando uma reunião pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (21) 99581-0265.