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Planejamento: Por que ele é importante para a sua estratégia de marketing?

Construir uma marca forte, conquistar altos índices de conversão de vendas e ter um forte relacionamento com o cliente são alguns dos desejos dos empreendedores. O caminho até lá normalmente não é linear e nem fácil, porém pode ter chances maiores de sucesso se for bem planejado através de um bom plano e estratégias de marketing. Isso vale para qualquer ramo de negócio.

O planejamento de marketing visa avaliar o mercado e identificar pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades da sua empresa perante a situação de mercado que se apresenta.

Com essas informações conhecidas, o time de marketing deve definir ações para fortalecer os pontos fracos, utilizar-se dos seus pontos fortes, se aproveitar das oportunidades do mercado e ter cautela com as ameaças que se apresentam.

PLANEJAR É DEFINIR PARA ONDE VAMOS

Não adianta a sua empresa definir que quer ser a líder de mercado daqui cinco anos se nada for planejado desde esse ano para que isso ocorra.

O planejamento de marketing serve justamente para isso. Primeiro define-se os objetivos e metas. E eles podem ser para curto, médio e longo prazo.

Alguns exemplos de objetivos e metas:

  • Duplicar o número de pacientes do consultório em 6 meses
  • Aumentar em 10% o lucro da loja em 3 meses
  • Diminuir 15% o número de reclamações no “reclame aqui” em até 12 meses

PLANEJAR É DEFINIR COM QUEM ESTAMOS FALANDO

Agora que sabemos o que a sua empresa quer alcançar, devemos saber com quem estamos falando e como nos utilizaremos dos clientes e prospectos para alcançar os resultados.

Por isso, conhecer bem a persona com quem você está falando é essencial. Você deve coletar informações como faixa etária, gênero, hobbies, estado civil, se tem filhos, se fala outras línguas, quais são seus problemas e dores, como o seu produto ou serviço podem ajudar, localização, preferências, hábitos de consumo, escolaridade, etc. Dependendo de qual é o seu negócio, haverá mais ou menos informações que você deve saber da sua persona.

PLANEJAR É DEFINIR DE QUE FORMA VAMOS

Com as metas definidas e com o conhecimento de quem é o nosso público-alvo, é hora de pensar em ações que a empresa colocará em prática para chegar até lá.

Além das ações, define-se também a organização dos times, tarefas, prazos de entrega e como será feita a mensuração dos resultados destas ações.

PLANEJAR É DEFINIR SE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO

A análise de resultados é de extrema importância no planejamento de marketing. Não basta apenas planejar como ela será feita ou quais serão os KPIs da campanha, deve-se de fato executar essa análise.

O marketing digital é um grande aliado das análises de resultados, pois todas as ações que envolvem o digital podem ser 100% mensuradas. Saber o que deu ou não certo são dados importantes para planejar os próximos passos da estratégia para que a empresa atinja os objetivos e metas definidos.

Dica: deixe sempre todos os resultados documentados, os que deram certo e os que deram errado. Dessa forma seu negócio terá um histórico de ações e a forma como o seu público reagiu perante a elas.

Se você quer começar a planejar a sua estratégia de marketing do seu negócio e tem dúvidas, saiba que nós podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco via WhatsApp, e-mail ou telefone e vamos conversar sobre o seu negócio!