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set

Por Que A Minha Empresa Precisa De Uma Boa Gestão De Leads?

No contexto do inbound marketing, a geração de leads se transformou em uma obsessão das empresas. Afinal, quanto maior a capacidade em produzir oportunidades de negócio, maiores são as chances de concretizar vendas. Entretanto, essa lógica não se sustenta, especialmente por um motivo: nem sempre, para não dizer quase nunca, alguém que interage com a sua empresa está necessariamente preparado para fazer uma compra.

O que isso significa? Que não basta acumular uma infinidade de leads sem nutri-los da maneira correta. E aí que entra a importância de uma boa gestão de leads, preparando-os para o momento da compra com conteúdos ricos e estabelecendo uma relação de confiança com esse potencial cliente. Quer entender como a gestão de leads é a chave para impulsionar o seu negócio? Confira na sequência do artigo.

O que é um lead?

Lead é um potencial cliente ou oportunidade de negócio. Denomina-se assim aquele contato que interagiu com a sua empresa fornecendo informações pessoais (nome, e-mail, telefone) em troca de um conteúdo educativo (e-books, webinars etc.).

A partir dessas informações cedidas, a empresa enriquece sua base de contatos e pode fazer uma abordagem mais assertiva. Uma abordagem que não necessariamente deve ser direta, pois, como supracitado, são poucos os leads que estão prontos para compra.

Por que gerir leads

Leads têm processos de decisão diferentes. Sendo assim, é preciso entender em qual estágio de compra ele está e fazê-lo descer no funil de vendas até que, de fato, ele esteja preparado para a compra.

Essa nutrição de leads é o que propicia a entrega de leads mais preparados para a equipe de vendas. Pensemos no marketing médico, por exemplo. Os leads que interagem com a sua clínica fazem isso a partir de uma necessidade específica.

Sendo assim, é preciso educá-lo a partir de um conteúdo rico e atrativo, que o faça sanar suas dores e enxergar você ou o seu consultório como autoridade no tema. Logo, quando chegar o momento de agendar alguma consulta, é você quem ele irá procurar.

Benefícios da gestão de leads

A segmentação do público é um dos benefícios práticos. Um dos rompimentos do inbound marketing com o marketing tradicional era a ideia que se tinha de que atirar para todos os lados era o jeito certo de atrair mais clientes. No meio digital, é preciso conhecer a sua persona e, assim, atrair e nutrir apenas os leads “certos”.

Uma boa gestão de leads também é capaz de aumentar a retenção do cliente após a compra. Afinal, em uma relação baseada na cumplicidade e respeito, você sempre estará na mente dele quando houver uma necessidade, além de aumentar o próprio engajamento com esse público.

Não obstante, você aumenta a autoridade da sua marca e proporciona mais eficiência nas ações conjuntas de marketing e vendas.

Agora que você está ciente da importância da gestão de leads, nós podemos te ajudar a aplicá-la no seu negócio! Entre em contato conosco para solicitar um orçamento ou marcar uma reunião. Para tirar dúvidas, entre em contato pelo nosso WhatsApp ou por e-mail!