04
nov

Site Responsivo Vs Site Mobile: Qual A Diferença Entre Os Dois?

Os smartphones e dispositivos móveis assumem cada vez mais o protagonismo de acessos na internet, apesar dos computadores convencionais manterem um alto número de usuários. Dessa forma, é importante conhecer todas as características que permeiam esse segmento. Por exemplo: você sabe qual a diferença entre site responsivo x site mobile?

Essa é uma dúvida pertinente justamente por ambos estarem ligados, diretamente ou indiretamente, aos dispositivos móveis. Para esclarecer as diferenças e apontar as características próprias, trazemos esse artigo que aborda qual a diferença entre site responsivo x site mobile, adotando a melhor prática para o seu negócio.

Site responsivo: adapta-se à tela

A melhor forma de entender um site responsivo é aquela página da web que irá se adequar a qualquer tela em que for acessado, seja o dispositivo mobile, como smartphone, tablet ou no próprio desktop, como computadores de mesa ou notebooks. Isso também se aplica aos inúmeros navegadores disponíveis.

Ou seja: a estrutura de um site responsivo é feita para que os elementos não fiquem fora ou perdidos pela tela. Tudo é feito através do sistema ‘media queries’ que, de forma exemplificada, irá identificar o formato da tela onde foi acessado, podendo se adaptar ao usuário – como um banner que apareça horizontalmente no notebook e verticalmente no celular.

Site mobile: feito para dispositivos móveis

Já quando falamos em site mobile há uma diferença importante: ele não atua de forma responsiva porque é uma plataforma feita exclusivamente para dispositivos móveis. Ou seja: é um outro site, que pode ser um subdomínio – a melhor forma de identificar isso é quando aparece a letra ‘m’ antes do endereço do site, indicando que é mobile.

O código, as imagens e todos os elementos são diferentes de um site convencional. Em determinados casos, o caminho e determinados itens são os mesmos, mas readequados para o mobile. Ainda, vale destacar: esse tipo de estrutura é pensada para funcionar em diversos modelos de dispositivos móveis, com diferentes telas e funcionalidades.

Como escolher o ideal? Quais suas vantagens?

É preciso elencar as vantagens e características que possibilitam entender qual a diferença entre site responsivo x site mobile na hora de determinar o mais adequado ao seu negócio. Se possível, é recomendado ter ambas as soluções, mas é possível identificar os benefícios de cada um deles:

– O site responsivo é de fácil acesso, independentemente do dispositivo. O mobile é pensado exclusivamente na experiência do usuário dos aparelhos móveis, o que pode ser uma ótima estratégia quando há muitos acessos;

– É possível manter uma boa posição nas ferramentas de busca com o responsivo, porque ele é apenas um site, com uma única estrutura. Já os mobiles possuem a opção de oferecerem uma experiência melhor para os usuários que chegam ao site;

– O mobile é mais leve e pensado para ser acessado de forma rápida nos dispositivos móveis. Por outro lado, o responsivo tem a vantagem de não precisar sofrer com alterações e manutenções constantes, pois o trabalho é em apenas um código.

Conclusão

Sabendo qual a diferença entre site responsivo x site mobile é importante destacar: ambos são serviços diferentes e, dessa forma, não há maneiras de agregar ambos em apenas uma plataforma. Contudo, ao optar pelas duas soluções, aumenta-se as opções dos seus usuários, trazendo vantagens agregadas – como tempo de permanência e número de páginas visitadas.

Dúvidas? Que tal marcar uma reunião e elaborar um orçamento para melhorar o desempenho do seu negócio digital? Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou através do WhatsApp (21) 99581-0265.